Caipira Valley

Sobre Nós

O movimento inverso

Qual é o caminho para empreender? Há algum tempo a resposta seria quase unânime: “vá para um grande centro, vá para São Paulo”. O Caipira Valley está aqui para reunir vozes e dizer: “venha para o interior”.

O senso comum sobre empreendedorismo lançou, por muito tempo, a ideia de que apenas grandes centros são boas apostas para os negócios e que a vida de empresário não tem “paradas para descanso” e tranquilidade. Mas nós estamos na contramão, o nosso portal indica uma nova direção para caminhar no mundo empresarial.

Queremos fazer diferente. Queremos que a qualidade social tenha o mesmo peso da busca de equilíbrio entre receitas e custos, sem que uma necessidade exclua a outra. Sabemos que o objetivo de qualquer empreendimento comercial é o lucro, mas lembramos que ele é feito por pessoas.

E não estamos sós. Muita gente compartilha da mesma ideia. São pessoas que já se cansaram ou não se adaptaram, ou simplesmente não querem viver uma vida atribulada nos grandes centros que, apesar de seus atrativos, não têm mais espaço para os seus milhões de moradores. Não têm mais espaço, não têm mais água e não têm mais nenhuma paciência a oferecer.

Dessas mentes interioranas inovadoras, nasce a ideia do Caipira Valley, uma referência ao vale que tem silício e aos moradores do interior do Brasil, lugares que também têm silício; moradores de planaltos, planícies e depressões, chamados de caipiras, capiaus, matutos ou caboclos.

Como chegamos aqui

O Caipira Valley surge das discussões de diversos grupos em nossa região que abordam a interiorização do desenvolvimento no Brasil e se configura como canal de expressão dessas pessoas.

O nosso portal é informativo e colaborativo. A intenção é acolher todos que querem ver sua região atrair investimentos sustentáveis, empreendedores comprometidos com honestidade dos objetivos de seus negócios e com a qualidade de vida dos que os cercam.

Por isso criamos um blog com informações sobre startups e qualidade de vida, procurando relacioná-las à vida em nossa região, o interior paulista mais distante da capital. Você pode ser um de nossos escritores, na aba do blog, basta enviar seu texto para avaliação.

Temos, ainda, um mapa para que você encontre ou informe a localização de instituições e agentes ligados ao empreendedorismo e inovação. Também montaremos juntos uma base de dados demográficos, econômicos e sociais de cidades da região para que possamos conhecer mais das localidades próximas e até mesmo fazer comparativos, facilitando para o empreendedor interiorano.

E como não poderia deixar de ter: networking (quer povo mais amistoso que do interior?). Por isso montamos uma agenda também colaborativa, para todos informarem eventos da área e podermos ampliar nossas bagagens e contatos.

Juntos, chamamos a atenção do capital privado, mas também dos órgãos públicos, como o Desenvolve São Paulo, para mostrar que não há necessidade de uma concentração ilógica de pessoas na capital. A vida dos negócios pode se abrigar perfeitamente em ambientes tranquilos, interioranos e igualmente inovadores.

Contamos com a colaboração de todos os interessados.